terça-feira, 8 de novembro de 2011

Anders Celsius




Celsius nasceu em Uppsala na Suécia em 1701. Desde jovem já tinha grande influência da família que para ela ciência não era coisa pois seu avô e seu pai eram matemáticos . E já mostrando seu talento para a matemática foi nomeado professor de astronomia e durante um bom tempo de sua vida visitou e trabalhou na maior parte  de observatórios astronômicos.
Também se devem a Celsius importantes observações sobre o fenômeno da aurora boreal, que ele apresentou em uma monografia publicada no ano de 1733 (o cientista observou 316 auroras boreais). O astrônomo também participou de 1736 a 1737, de uma expedição científica à Lapônia, cujo objetivo era medir um arco de meridiano. A medição, entre Pello, ao norte, e Tornea, ao sul, indicou uma amplitude ligeiramente inferior a um grau.
Dentre outros méritos, essa expedição concluiu que a teoria de Isaac Newton, de que a Terra se achatava nos pólos, estava correta.
Mas a maior contribuição de Celsius para a ciência não esta ligada a astronomia e sim ligado a medição de temperatura, foi a invenção do termômetro centígrado.
Em 1724, Celsius apresenta à Academia das Ciências da Suécia seu relatório sobre a nova escala termométrica, subdividida em cem partes, na qual utiliza os pontos de fusão e de ebulição da água que eram indicados por 100° e 0°, respectivamente.
Morreu de tuberculose em Abril de 1744, com 42 anos.




Curiosidade:



...na escala de temperaturas proposta por Celsius, 0º correspondia à temperatura de ebulição da água e 100º correspondia à temperatura de fusão do gelo.






  

James Watt



 James Watt nasceu a 19 de janeiro de 1736, em Greenock, Escócia. Era o sexto de oito irmãos, cinco dos quais morreram na infância. Não era uma criança prodígio. Tímido, inseguro e mimado pela mãe, o menino sofria com terríveis dores de cabeça, que se prolongaram até a idade adulta. Desse modo, muitos eram os dias em que James ficava fechado no quarto. Para distraí-lo o pai lhe dava como brinquedo, diversos instrumentos de navegação, bússolas e sextantes, que ele desmontava e consertava. Essa inocente brincadeira assumiu, mais tarde, importância fundamental.
Como não conseguiu freqüentar a escola primária, aprendeu com os pais a ler e a escrever, além dos princípios da aritmética. Por volta dos 13 anos mostrou grande interesse pela matemática e pela arte da navegação.

Sua contribuição científica foi a criação da maquina de vapor, que possibilitou a revolução industrial, e descobrimento do calor latente.
Watt casa-se com sua prima Margaret Miller, com a qual teve cinco filhos, mas em 1772, ela morre ao dar a luz e ele vem a falecer em 1819.

 
                                                    Máquina a vapor

James Joule


James Prescott Joule nasceu em dezembro de 1818, em Salford, Inglaterra. Era filho de um importante cervejeiro de Manchester, e sempre manifestou interesse pelas máquinas e pela Física. Joule teve contato com grandes físicos como John Dalton que lhe ensinou ciências e matemática.
Joule estudou a natureza da corrente elétrica. Após inúmeros experimentos ele descobriu que, quando um condutor é aquecido ao ser percorrido por uma corrente elétrica, ocorre uma transformação de energia elétrica em energia térmica. Este fenômeno é conhecido como Efeito Joule (que dá nome a este blog) em sua homenagem.
Interessado pelo estudo do calor, Joule também realizou vários experimentos nesta área, estes o ajudaram a determinar uma relação para a equivalência entre o trabalho mecânico e o calor. O que ajudou na formulação da teoria da conservação da energia (Primeira Lei da Termodinâmica), contribuição que impulsionou o estudo da termodinâmica.
Joule também faria descobertas relacionada com o magnetismo e, em colaboração com Kelvin, com o estudo dos gases.
O joule, que tem como símbolo a letra J, é a unidade de medida de energia e trabalho no sistema internacional de unidades. As experiências e, grandes contribuições de James Joule para a Física trouxeram-lhe reconhecimento. Joule morreu em outubro de 1889 em Sale, Inglaterra, e após sua morte, foi feita esta homenagem.

Daniel Fahrenheit



Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736) nasceu em uma cidade alemã que fica na Polônia, foi um físico alemão e inventor.
Proveniente de uma tradicional família de comerciantes era o mais novo de cinco filhos. Consta que os pais faleceram ao ingerirem acidentalmente cogumelos venenosos.
Foi sempre educado para seguir a vida de comerciante, mas o certo é que desde cedo, Fahrenheit despertou interesse pelas ciências naturais e começou a fazer experiências nesse campo.
Ainda jovem decidiu ir para a Holanda, onde estudou Química em Amsterdão e acabou por se tornar fabricante de instrumentos meteorológicos. Em 1709 construiu termômetros de álcool e areómetros e logo troca o álcool pelo mercúrio na qual foi uma grande revolução, pois com o termômetro poderia obter leituras mais precisas, sendo assim, sua maior contribuição para a ciência foi a troca de álcool pelo mercúrio na confecção de aparelhos.  

Fahrenheit criou uma nova escala termométrica, cujo ponto mínimo (0o F) determinou utilizando uma mistura de água, gelo pilado, sal e amônia. O ponto máximo é o da ebulição da água, 212o F, e a temperatura de fusão do gelo, à pressão de uma atmosfera, correspondem a 32o F. Fahrenheit prosseguiu suas pesquisas nos Países Baixos até a morte, em Haia, em 16 de setembro de 1736.

Blaise Pascual



Blaise Pascal nasceu no dia 19 de Julho de 1623, em Clermont-Ferrand, na França, filho de  Étienne  Pascal  e Antoniette Bejon, foi físico, matemático, filósofo moralista e teólogo. Com apenas três anos, perde sua mãe e, como era o único filhohomem, seu próprio pai fikou responsável em educar seu filho.  Étienne  desenvolveu  um  método  singular  de  educação para o filho, com exercícios de diversos tipos para despertar a razão e o juízo correcto. Ensinava disciplinas como Geografia,  História  e  Filosofia, entretanto,  por meio de jogos. 
Pascal também ensinava ao filho outras coisas como rudimentos sobre as leis da natureza e sobre as técnicas humanas. Tudo isso influenciou a curiosidade do menino, que queria saber a razão de todas as coisas e não se satisfazia diante de explicações incompletas ou superficiais. Diante de uma explicação insuficiente, passava a pesquisar por conta própria até encontrar uma resposta satisfatória e, quando se defrontava com um problema, não o largava até resolvê-lo plenamente.
Blaise Pascal contribuiu decisivamente para a criação de dois novos ramos da matemática: a Geometria Projetiva e a Teoria das probabilidades. Em Física, estudou a mecânica dos fluidos, e esclareceu os conceitos de pressão e vácuo ampliando o trabalho Torricelli. É ainda o autor da primeira máquina de calcular mecânica, e de estudos sobre o método científico.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Arquimedes



Arquimedes (287 a.C.–212 a.C) foi um matemático, físico, engenheiro, inventor, eastrônomo grego. Nascido em Siracusa filho de astrônomo é considerado um dos principais cientistas de todos os tempos.
Entre suas contribuições para a física, está a fundação da hidrostática e estática, tendo descoberto a lei do empuxo e a lei da alavanca, além de muitas outras e foi através de suas invenções que atingiu a fama. Ele inventou ainda vários tipos de máquinas para uso militar e civil, incluindo armas de cerco, e a bomba de parafuso.
Arquimedes é geralmente considerado o maior matemático da antiguidade, e um dos maiores de todos os tempos e seus principais achados pertencem aos campos de aritmética, mecânica e hidrostática. Ele usou o método da exaustão para calcular a área sob o arco de uma parábola utilizando a soma de uma série infinita, e também encontrou uma aproximação bastante acurada do número π.

Kelvin




Kelvin foi um matemático e físico britânico. Nasceu em 1824 e morreu em 1907. Nasceu em Belfast, Irlanda do Norte, com o nome de William Thomson. Aos 68 anos de idade, receberia o título de nobreza de Primeiro Barão Kelvin de Largs, pela grande importância de seu trabalho científico.
É um dos cientistas mais notáveis e ecléticos da segunda revolução industrial, do período de apogeu do Império Britânico. Na tradição de Newton, como filósofo natural, contribuiu para as teorias do calor, da eletricidade e do magnetismo. Desde muito jovem era um gênio matemático, conhecedor da obra de Fourier, estabelecendo relações entre as teorias do calor e da eletricidade.
Aos 8 anos, Kelvin já assistia às conferências do pai, que era matemático. Ainda adolescente, escreveria seu primeiro trabalho nessa área. Quando esse estudo foi apresentado na filial da Royal society (em Edimburgo, Escócia, onde estudava), acharam mais conveniente que fosse lido por um professor mais velho, para que a platéia não se sentisse incomodada ao assistir a uma aula dada por alguém tão jovem. Com 17 anos, foi estudar na universidade de Cambridge, na Inglaterra, e ao se diplomar mudou-se para a França, onde fez sua pós-graduação.
As propriedades do calor foram um dos sistemas preferidos de Kelvin. Analisou com mais profundidades as descobertas de Jacques Charles sobre a variação de volume dos gases em função da variação da temperatura. Charles concluíra, com base em experimentos e cálculos, que à temperatura de -273ºC todos os gases teriam volume igual a zero. Kelvin propôs outra conclusão: não era o volume da matéria que se anularia nessa temperatura, mas sim a energia cinética de suas moléculas. Sugeriu então que essa temperatura deveria ser considerada a mais baixa possível e chamou-a de zero absoluto (Escala Kelvin)

Kelvin durante sua vida publicou mais de 650 importantes artigos científicos sobre os mais variados assuntos como escoamentos laminares, vórtices, ondas em canais abertos, capilaridade, flutuação de navios, termodinâmica.


Toricelli




Torricelli (nascido em 1608 em Faenza) foi um físico e matemático italiano. O primogênito de três crianças de Gasper Torricelli e Caterine Angetti, Torricelli logo demonstrou talentos incomuns. Seu pai, um artesão têxtil de condições financeiras modestas, mandou o garoto para seu tio, o monge de Camaldolese, Jacopo, que supervisionou sua educação humanística. Em 1625 e 1626, Torricelli freqüentou os cursos de matemática e filosofia da escola Jesuíta em Faenza, mostrando capacidade  seu tio ficou decidido a mandá-lo para Roma para educação adicional na escola dirigida por Benedetto Castelli. 
Torricelli teve influências de grandes estudiosos como Galileu, do qual foi secretário e discípulo. Anos mais tarde, Galileu morre e Torricelli e nomeado matemático da corte tornando -se sucessor de galileuna catedra de matemática. muitos de seus estudos não deram certo mas com o surgimento das novas ciências experimentais como a física, a astronomia e suas aplicações (hidráulica, balístia) levou os estudiosos a resolveram novos problemas.
Entre seus principais estudos esta o movimento de projéteis, problemas de geometria, na matemática descobriu formula capaz de calcular a velocidade final de um corpo sem saber o intervalo de tempo e o término de um estudo começado por Galileu, pois Galileu criou um problema e não conseguiu alcançar a solução exata, então Torricelli faz modificações no estudo e acaba criando o barometro que serve para medir a pressão atmosférica de um determinado local.
Torricelli morreu em Florença no dia 25 de outubro de 1647.