Celsius nasceu em Uppsala na Suécia em 1701. Desde jovem já tinha grande influência da família que para ela ciência não era coisa pois seu avô e seu pai eram matemáticos . E já mostrando seu talento para a matemática foi nomeado professor de astronomia e durante um bom tempo de sua vida visitou e trabalhou na maior parte de observatórios astronômicos.
Também se devem a Celsius importantes observações sobre o fenômeno da aurora boreal, que ele apresentou em uma monografia publicada no ano de 1733 (o cientista observou 316 auroras boreais). O astrônomo também participou de 1736 a 1737, de uma expedição científica à Lapônia, cujo objetivo era medir um arco de meridiano. A medição, entre Pello, ao norte, e Tornea, ao sul, indicou uma amplitude ligeiramente inferior a um grau.
Dentre outros méritos, essa expedição concluiu que a teoria de Isaac Newton, de que a Terra se achatava nos pólos, estava correta.
Mas a maior contribuição de Celsius para a ciência não esta ligada a astronomia e sim ligado a medição de temperatura, foi a invenção do termômetro centígrado.
Em 1724, Celsius apresenta à Academia das Ciências da Suécia seu relatório sobre a nova escala termométrica, subdividida em cem partes, na qual utiliza os pontos de fusão e de ebulição da água que eram indicados por 100° e 0°, respectivamente.
Morreu de tuberculose em Abril de 1744, com 42 anos.
Curiosidade:
...na escala de
temperaturas proposta por Celsius, 0º correspondia à temperatura de ebulição da
água e 100º correspondia à temperatura de fusão do gelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário