terça-feira, 8 de novembro de 2011

Daniel Fahrenheit



Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736) nasceu em uma cidade alemã que fica na Polônia, foi um físico alemão e inventor.
Proveniente de uma tradicional família de comerciantes era o mais novo de cinco filhos. Consta que os pais faleceram ao ingerirem acidentalmente cogumelos venenosos.
Foi sempre educado para seguir a vida de comerciante, mas o certo é que desde cedo, Fahrenheit despertou interesse pelas ciências naturais e começou a fazer experiências nesse campo.
Ainda jovem decidiu ir para a Holanda, onde estudou Química em Amsterdão e acabou por se tornar fabricante de instrumentos meteorológicos. Em 1709 construiu termômetros de álcool e areómetros e logo troca o álcool pelo mercúrio na qual foi uma grande revolução, pois com o termômetro poderia obter leituras mais precisas, sendo assim, sua maior contribuição para a ciência foi a troca de álcool pelo mercúrio na confecção de aparelhos.  

Fahrenheit criou uma nova escala termométrica, cujo ponto mínimo (0o F) determinou utilizando uma mistura de água, gelo pilado, sal e amônia. O ponto máximo é o da ebulição da água, 212o F, e a temperatura de fusão do gelo, à pressão de uma atmosfera, correspondem a 32o F. Fahrenheit prosseguiu suas pesquisas nos Países Baixos até a morte, em Haia, em 16 de setembro de 1736.

Nenhum comentário:

Postar um comentário